top of page
Buscar

Fase dos 2 anos do bebê: o que esperar?

Até pouco tempo atrás, você tinha um bebê que você cuidava como achava melhor! Mas agora, esse bebê se opõe à maioria das coisas que você pede, faz birras quando contrariado e parece que tudo tem que ser do jeito dele!



Eu sou a Mariana Miguel, Psicóloga de Mães, pós-graduada em Psicologia da Maternidade!



Isso acontece porque, durante essa faixa etária, a criança atinge a chamada adolescência do bebê. Esse período vai mais ou menos dos 18 meses até os 3 anos de idade. E o principal motivo pelo qual a criança se nega a obedecer aos pais, é o reforço da própria identidade.



Negar o seu pedido é uma forma dela se diferenciar de você e, portanto, se descobrir como indivíduo!



Portanto, tudo o que for possível deixar acessível para que a criança consiga fazer por si só, deixe. E troque ordens por decisões guiadas, sempre que possível!



Por exemplo, ao invés de decidir o que ela vai vestir, monte 2 conjuntos e peça para ela escolher entre os 2. Isso ajudará a criança a sentir que tem poder de decisão, o que tende a facilitar as coisas!



Também substitua frases que iniciam com "vamos" por outras afirmativas. Exemplo: Troque o "Vamos tomar banho" por "Hora do banho! Hoje você vai levar o patinho ou o golfinho? Você decide!"



As birras se iniciam nessa fase! É comum as crianças jogarem-se no chão, tentarem bater nos pais e jogarem objetos no chão.



Em momentos assim, acolha-o, deixe-o chorar, dê um abraço gostoso e vá permitindo que ele (e você) se acalmem. Ele passou por um momento de tsunami emocional! Você deve ajudá-lo a se acalmar (e não "perder a cabeça" junto! Depois, vocês poderão conversar sobre o ocorrido e encontrar soluções respeitosas para o problema.



O modo como a criança atravessa a fase dos 2 anos está diretamente ligado com a forma que os adultos ao redor lidam com ela.



A boa notícia é que, quando você, permite à criança desenvolver a própria autonomia e apresenta ferramentas para ela começar a se autorregular, essa fase (e as futuras) fluem com mais leveza.



E por aí? Está difícil lidar com a sua criança de 2 anos? Eu, como Psicóloga de Mães, posso te ajudar!



Me envie uma mensagem para mais informações sobre o meu trabalho!💖




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Psicóloga de Mães

Saúde mental, qualidade de vida e harmonia no lar!

Cuidar de si mesma é tão importante quanto cuidar de seu filho!

Ser uma mãe amorosa e eficiente leva muito tempo e energia. E você não pode fazer o seu melhor quando está cansada, irritada, estressada, deprimida, ansiosa ou sentindo-se perdida.

​​

Ser uma boa mãe passa pelo autocuidado. E ele não é opcional, porque sem ele, todos sofrem.

Quando você não cuida de si mesma, todos sofrem com isso.

Portanto, o melhor que você pode fazer por sua família é cuidar de si mesma!

Ser uma boa mãe passa pelo autocuidado!

Faça terapia!

  • Facebook
  • Instagram

© 2035 por Mamãe e Eu. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page